Artwork · Colagens

Patchwork ( colcha de retalhos)

Patchwork

Quando penso numa colcha de retalhos lembro das colchas que andei vendo ao longo da minha vida na casa de várias titias.


Eu sempre as achei lindas, muito alegres e são muito coloridas pela maneira como são feitas. Que ė a técnica conhecida como patchwork. 

Esta consiste em juntar retalhos de vários tecidos, recortados em formatos geométricos, em geral quadrados, que vão sendo costurados lado a lado. Quando se forma um grande tecido de retalhos este é costurado a um outro grande, inteiro, e do mesmo tamanho. E pronto! Depois de muito suor.


Eram muitos os trabalhos feitos assim e em geral pelas titias caprichosas e pacientes. E elas tem ou tinham a paciência necessária pra isto. E digo tinham porque a maioria delas já não vive.


Mas a técnica persiste. E hoje eu vejo muitos objetos de patchwork. São almofadas, sousplats, porta-copos, descansos de mesa e outros mais.


Agora, na minha arte, a coisa ė um pouco diferente. Feito tudo no papel, o que facilita muito. E são vários tipos de papel, formatos e cores. E alguns são justapostos, outros sobrepostos e todos colados sobre outro papel maior ainda. Como se eu estivesse fazendo também uma colcha.


E mais alguns traços contínuos, algumas linhas sinuosas e outras tracejadas imitando alinhavos de costura… E pronto! Seria bem difícil fazer tudo isto em tecido. Mas esta arte tem lá sua graça também.