
Quando penso numa colcha de retalhos lembro das colchas que andei vendo ao longo da minha vida na casa de várias titias.
Eu sempre as achei lindas, muito alegres e são muito coloridas pela maneira como são feitas. Que ė a técnica conhecida como patchwork.
Esta consiste em juntar retalhos de vários tecidos, recortados em formatos geométricos, em geral quadrados, que vão sendo costurados lado a lado. Quando se forma um grande tecido de retalhos este é costurado a um outro grande, inteiro, e do mesmo tamanho. E pronto! Depois de muito suor.
Eram muitos os trabalhos feitos assim e em geral pelas titias caprichosas e pacientes. E elas tem ou tinham a paciência necessária pra isto. E digo tinham porque a maioria delas já não vive.
Mas a técnica persiste. E hoje eu vejo muitos objetos de patchwork. São almofadas, sousplats, porta-copos, descansos de mesa e outros mais.
Agora, na minha arte, a coisa ė um pouco diferente. Feito tudo no papel, o que facilita muito. E são vários tipos de papel, formatos e cores. E alguns são justapostos, outros sobrepostos e todos colados sobre outro papel maior ainda. Como se eu estivesse fazendo também uma colcha.
E mais alguns traços contínuos, algumas linhas sinuosas e outras tracejadas imitando alinhavos de costura… E pronto! Seria bem difícil fazer tudo isto em tecido. Mas esta arte tem lá sua graça também.