Artwork · Colagens

Jogo da velha

Jogo da velha

Por que este nome? Bom, é assim como ele é mais conhecido… Parece que houve um engano. E digo isto porque é um jogo que pode ser jogado por qualquer um. E em qualquer idade. E em qualquer superfície. Seja de madeira, plástico, uma lousa, ou até as areias de uma praia. E quanto aos acessórios para riscar, igual: pode ser uma vara qualquer, um lápis, uma caneta, giz e por aí vai. Por isto eu o considero um jogo totalmente democrático. 
E divertido também. Nada de uma preparação especial para jogar. O único necessário é que haja dois jogadores com um tempinho e vontade de se divertirem um pouco com quase nada. Aliás, em geral, as melhores coisas são assim mesmo. Com muito pouco se diverte muito. 
Mas quanto as origens. Estava esquecendo de comentar… Bom, tudo começou há muito tempo atrás lá no Egito. Mas mais recentemente foram senhoras inglesas, para variar, que durante seus chás da tarde, junto a seus bordados, costumavam também jogar este jogo. E por serem senhoras ele acabou ficando conhecido como jogo das velhas. E, logo, jogo da velha, pra simplificar. 
Agora, ele aqui no caso, serviu de inspiração para criar esta arte. A superfície não é tão simples. Mas como neste jogo qualquer uma serve, aqui vai…