Artwork · Colagens

Uma tartaruga muito colorida

Uma tartaruga muito colorida


Será? Acho que não! O que aconteceu é que ela, desavisada que era, vivia muito próximo de um cais cheio de indústrias, principalmente indústrias de tintas que costumavam “entintar” o mar. Nossa!
A tartaruga muito inocente e sozinha naquele local não percebia que ia ficando cada vez mais colorida. 😟
Mas um dia um jornalista famoso avistou aquele estranho animal nadando próximo do cais. Ficou muito impressionado e logo buscou fazer contato com a tartaruga para fazer uma bela reportagem sobre ela. 
A tartaruga crente que ainda se parecia a uma tartaruga marinha, envaidecida, logo aceitou o convite. E assim foram tomadas muitas fotos para ilustrar a reportagem com o tema: “Uma bela tartaruga”. Lindas fotos por sinal!
A tartaruga levou o maior susto quando viu suas fotos. Ela já nem se parecia aos seus pares. E resolveu perguntar ao jornalista sobre o que seria a reportagem. O jornalista explicou que era sobre aquele raro colorido dela. Diferente de tudo o que já havia visto até então. 
E ela então falou: – mas isto tudo é artificial. Eu não sou assim. E nem sabia que estava assim. Nunca me olho no espelho. 
E continuou: – a reportagem deveria ser um protesto contra as indústrias que estão provocando esta situação. E, lógico, devem ser indústrias de tinta. 
O jornalista assustado deu razão a tartaruga e resolveu mudar totalmente o teor de sua reportagem. Reescreveu toda a história explicando que ela estava sendo vítima da irresponsabilidade das indústrias de tintas do local. Que estas jogavam todos os seus resíduos tóxicos nas águas do mar. E que a tartaruga iria se intoxicar com estes resíduos grudados em seu casco. 
A repercussão negativa da reportagem foi grande. E logo começou a surtir efeito. As indústrias foram pressionadas a implantarem um sistema de gerenciamento de seus resíduos, antes de jogá-los ao mar, visando proteger a fauna e flora do local. 
O jornalista também foi atrás de tratar o casco da tartaruga marinha com tal de devolver a ela sua cor original. Belíssimas nuances de azul, branco, verde e coral.